Prefeitura realiza reunião com vários órgãos públicos para tratar assunto sobre a Segurança na Escola, porém nenhuma ação foi de impacto.
A prefeitura de Porto Franco do Maranhão, realizou na manhã desta quinta-feira, 13 de abril, uma reunião com vários órgãos públicos para tratar sobre o assunto da Segurança na Escola. Várias autoridades, como a do poder Legislativo, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiro Militar, Bombeiro Civil e Líderes Religiosos estiveram presente para debaterem juntos com o poder executivo do município ações para coibir possíveis atendados contra aos alunos de escolas. A ação dotada pelo poder executivo do município de Porto Franco deu-se após a vários fatos registrados em diversas regiões do Brasil.
A reunião foi realizada no Campus Tecnológico Darcy Ribeiro, e além de autoridades, gestores escolares também se fizeram presente para discutir medidas a serem tomadas em situação de urgência para coibir possíveis atentados. Segundo o Prefeito de Porto Franco um novo comitê seria criado, para haver um diálogo entre autoridades, gestores e pais.
A Polícia Militar do 12º Batalhão, informou durante através do comandante Tenente Coronel Nascimento que a polícia militar já vem efetuando algumas ações como rondas escolares, abordagens a pessoas suspeitas. E informou novamente o contato para que, em caso de urgência possam acionar a polícia militar do 12º BPMMA.
As ações que foram apresentadas pelo Poder Executivo de Porto Franco, através do prefeito Deoclides Macedo, foram consideradas por muito cidadão como uma medida que já era de obrigação do poder público, outros questionamentos realizado por várias vezes, seria o uso de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de plantão, nas escolas para manter a segurança.